Além de decorar o imóvel com árvore de Natal, pisca-pisca e outros enfeites, uma decoração natalina que se preze deve contar com uma mesa posta. Afinal, é nesse espaço que podemos aproveitar a ceia ao máximo, tornando tudo mais aconchegante e bonito. No entanto, para isso, é importante pesquisar um pouco sobre o assunto, principalmente se você acabou de comprar ou alugar seu imóvel com a imobiliária. Isso porque, são diversos detalhes que precisam ser considerados e quanto antes você começar a pensar nisso, melhor será.

A boa notícia é que, ainda que pareça difícil, organizar a mesa posta é mais simples do que você imagina, desde que você esteja disposto a colocar a criatividade para funcionar. Sendo assim, pensando em te ajudar e tornar essa tarefa mais fácil, preparamos o post de hoje com 4 dicas para você montar sua mesa para o Natal.

Planeje a mesa

Mesa posta de Natal: como montar a sua?
Foto de picjumbo

O primeiro passo é planejar a ceia, analisando o espaço que tem disponível para acomodar os convidados, tamanho da mesa, quantidade de convidados, etc. Além disso, pense na quantidade de pratos que serão servidos e como será a disposição das travessas. Com isso, é mais fácil elaborar uma lista de tudo o que vai precisar, assim como limitar quantidade de enfeites, pois assim não irão atrapalhar o conforto durante a ceia.

Pense no estilo de decoração

É muito importante considerar as cores que pretende utilizar, sendo que o vermelho e verde são clássicos, mas também é possível optar por branco e azul, prata e dourado, branco e rosé gold, etc.

Outro ponto é o estilo da decoração, se prefere uma mesa mais clássica ou algo mais sofisticado. Da mesma forma, dependendo de quem for receber em casa, ela pode ser mais clean e moderna, com arranjos mais leves e toques naturais.

Escolha um arranjo para o centro

Depois de pensar no panorama geral da decoração, é hora de escolher o arranjo central, sendo o mais importante de todos os detalhes, visto que é o que mais chama a atenção. Para criar um clima mais intimista e aconchegante, as velas são perfeitas, podendo ser combinadas com elementos clássicos, como sal grosso e velas, vasos de flores, arranjos com bolas natalinas, candelabros, etc.

Inclua os itens principais

Depois de planejar a decoração e considerar os detalhes técnicos, como quantidade de convidados e o que pretende servir, é hora de começar a pensar nos itens que irão compor a mesa. Com isso, poderá separar os utensílios para montá-la. Confira abaixo:

Toalha

A toalha é um item opcional, visto que você também pode optar por usar apenas um caminho para o arranjo central e os jogos americanos. Contudo, é fato que ela traz um toque diferenciado e bastante charmoso. No entanto, é importante que a cor converse com o estilo de decoração escolhido, a fim de garantir harmonia. Mas, se estiver com medo de errar, prefira cores neutras e claras.

Lembre-se que somente após colocar a toalha é que poderá definir os lugares de cada convidado, deixando uma distância mínima de 60 cm entre os pratos, a fim de garantir o conforto de todos.

Louças

Depois de colocar a toalha, é hora de incluir o sousplat, pois servirá como base para a troca dos pratos e presente durante toda a ceia. Ele é muito útil, pois além de proteger a toalha e mesa, também deixa a decoração mais elegante. Aqui, você pode optar pelo contraste, além de opções com mais detalhes, desde que tenha a ver com o estilo de decoração. Os pratos podem ser da mesma cor do sousplat ou de cores diferentes, assim com as bandejas e utensílios para servir os alimentos.

Copos e taças

Em ocasiões mais formais, não se coloca o copo na mesa, somente as taças, que devem ficar alinhadas ao lado direito do prato, na ordem que serão usadas. Ou seja, taça para vinho branco, para vinho tinto, de água e champanhe. Caso não pretenda servir todas as bebidas, coloque pelo menos duas, uma para água e outra para a bebida que será servida.

Talheres

Os talheres devem ser posicionados conforme o uso, de fora para dentro. Ou seja, aqueles usados primeiro devem ficar nas extremidades. Além disso, posicione as facas e colheres de sopa sempre ao lado direito, deixando o esquerdo somente para os garfos. Já os itens para sobremesa, ficam sempre acima do prato.

Guardanapos

Os guardanapos serão o toque final para a decoração, que devem ser de tecido e posicionados em cima ou ao lado do prato, embaixo dos talheres.

Então, agora que você sabe como criar uma mesa posta incrível para o Natal, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de avaliar tudo o que será preciso com antecedência, pois assim você pode se organizar com calma e, portanto, evitar estresses desnecessários de última hora.