Decorar um ambiente é, sem dúvidas, uma das partes mais prazerosas de um projeto. E a escolha dos lustres ganha um grande destaque nessa área, visto que essa peça faz toda a diferença no visual de salas, quartos e banheiros. Hoje, aqui conosco, você poderá encontrar todas as informações sobre os melhores lustres para a sala de estar.

Se você ainda não sabe qual luminária escolher, você está no lugar certo. Afinal, mostraremos todos os tipos de lustres para sala e como eles podem ser usados nesse ambiente. Além disso, também daremos dicas imperdíveis sobre o assunto.

Acompanhe.

 

Lustres para sala de estar
Foto cedida por Freepik.

 Que tipo de lustre usar numa sala de estar?

Escolher um lustre para a sala de estar não será uma tarefa fácil. Porém, estamos aqui para simplificar esse passo e explicar sobre os diferentes modelos que você pode encontrar no mercado.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que os lustres para sala de estar devem combinar com o estilo da decoração do local. Somente assim, esse objeto poderá levar elegância e sofisticação para a sua casa.

Atualmente, os lustres mais usados nas salas são os esféricos e ramificados. Além disso, os espirais também estão sendo muito requisitados nos projetos de iluminação. Contudo, a escolha vai depender apenas de você e, claro, das exigências do seu cômodo.

Quais são os estilos de lustres mais comuns?

O sucesso dos lustres para sala de estar é tão grande que os fabricantes passaram a criar diversos estilos desse objeto. Ou seja, será quase impossível você não encontrar um que agrade o seu gosto e combine com a sua casa.

Confira abaixo os estilos mais comuns que são encontrados no mercado:

  • Lustre moderno

Os lustres modernos são a sensação do momento não só no Brasil, mas ao redor do mundo. Afinal, essa peça proporciona um ambiente minimalista e intimista. Em sua grande maioria, esse lustre conta com linhas retas e possui uma única coloração.

Não é raro encontrar esse estilo de lustre com designs em formas geométricas, como quadrados e retângulos. Além disso, eles podem ser feitos a partir de materiais como plástico, metal ou acrílico. Se você possui uma sala de estar com um design sofisticado, esse modelo é uma excelente aquisição.

  • Lustre clássico

Se ao falar sobre lustre, você imagina um objeto elegante e cheio de tradição, os modelos clássicos são os mais indicados para a sua sala de estar. Eles são confeccionados com metais pesados e, também, podem conter cristais ou muitos vidros.

Os luxuosos lustres para sala de estar clássicos são os responsáveis por trazer uma atmosfera única para dentro da sua sala de estar. Com eles, você vai se sentir dentro de um filme de época.

  • Lustre industrial

Há ainda quem se encanta com a temática industrial. Para esses casos, os lustres industriais são os mais recomendados. Esses objetos, ao serem colocados nas salas, permitirão que o ambiente fique descolado e, ao mesmo tempo, moderno.

  • Lustre rústico

Os lustres rústicos, por sua vez, são excelentes opções para as pessoas que buscam trazer um toque do campo para as suas casas. A confecção desses objetos é realizada com madeira, palha e alguns tipos de fibras.

Como usar lustres na sala?

Além de decorarem o ambiente, os lustres para sala de estar também são objetos que proporcionam uma quantidade de luz ideal para esse cômodo durante as noites ou, até mesmo, em dias mais escuros.

Confira abaixo exemplos desses usos.

 Criar destaque

Os lustres podem ser usados para iluminar uma peça de destaque dentro da sua sala de estar. Por exemplo, seu feixe de luz pode favorecer um quadro. Fantástico, não é mesmo?

 Fornecer iluminação difusa

Além disso, os lustres também podem proporcionar um tipo de iluminação que chega em todo o ambiente, sendo ideal para as noites, quando a iluminação natural já foi embora. Para tal, basta apostar em luzes LED.

Decorar o ambiente

Como dito anteriormente, os lustres para sala de estar também podem servir como objetos decorativos. Um toque especial que deixará o ambiente único!

Como escolher lustres para a sua sala?

Escolher lustres para a sua sala de estar possui apenas uma regra: a harmonização. Sendo assim, avalie o estilo e o tamanho do seu cômodo. Depois, pense se você deseja que essa peça seja um destaque ou não no ambiente. Responder essas perguntas, permitirá com que você escolha os lustres para sala de estar de forma mais prática

Abaixo, separamos algumas dicas.

Medidas e especificações do lustre

É mais do que importante saber as medidas do lustre e, também, as proporções da sua sala de estar. Assim, você poderá encontrar harmonia nessa combinação. Por exemplo, de nada adianta investir em um lustre clássico grande se o seu cômodo é pequeno e sem espaço, não é mesmo?

Material e estilo

Como mostramos, atualmente, é possível encontrar lustres de diversos tamanhos, materiais e estilos. Não deixe de escolher um que combina com as demais decorações que já existem no ambiente. Assim, o espaço ficará muito agradável.

 Como combinar lustres com outras peças de decoração na sala?

Você sabia que é possível harmonizar os lustres com algumas peças de decoração na sala de estar? Resolvemos passar algumas dicas para deixar o seu ambiente ainda mais fantástico.

Por exemplo, se você optar por lustres industriais, não deixe de combinar esse objeto com uma parede de tijolos. Ou, ainda, coloque o mesmo perto de móveis que são feitos de madeira ou ferro. Vale apostar também em mesas de centro que possuem um toque desgastado.

Agora, se você quiser trazer um toque da natureza para dentro da sua casa e apostar nos lustres campestres, invista em móveis de madeira. Além disso, sofás de fibras sintéticas também são ótimas opções.

Além disso, lustres para sala de estar modernos são fáceis de harmonizar. Opte pelo monocromático caso você queira criar um ambiente minimalista e intimista, combinado? Por exemplo, sofás que possuam apenas uma cor e móveis, em sua maioria, brancos ou pretos. O resultado dessas combinações ficará realmente impressionante.

Se você quiser ficar por dentro de mais dicas sobre como decorar a sua casa, não deixe de conferir as outras matérias aqui do nosso portal. Temos certeza que você vai se surpreender!

Boa leitura e até mais.