Decorar um quarto para crianças, definir um papel de parede infantil e procurar para quartinhos adesivo de parede ideais, são alguns dos principais desafios para os papais e mamães de primeira viagem, não é mesmo?

O quartinho do bebê ou do seu pequeno é um projeto que envolve mais do que a estética, mas também muito afeto, amor e expectativas. Afinal, é um momento único, que muitas vezes faz parte da realização do sonho dos pais e mães, que esperaram tanto por esse momento. Para aprender como decorar um quarto infantil, leia até o final e confira nossas dicas!

Influência das cores na decoração infantil

Não sabe como decorar um quarto infantil? Confira passo a passo neste post
Foto de Max Vakhtbovych

Sem dúvidas, as cores têm uma influência enorme na decoração do quarto infantil. Cada uma delas tem um significado e devem ornar com o restante das cores da paleta, decoração e tema.

Ao falar em decoração, a primeira coisa a se pensar é nas cores. Afinal, sem as cores definidas, não tem como comprar o papel de parede infantil, os móveis e os outros itens do quarto. Logo, a paleta de cores tem uma influência fundamental e primordial para todo o restante da decoração.

Uma dica é que, geralmente, as cores mais escolhidas são em tons claros, como rosa bebê, azul celeste, verde água entre outras. Pois elas deixam o ambiente mais suave e confortável para a criança.

4 dicas para decorar o quarto infantil

Para as mamães e papais de primeira viagem, sabemos que são muitas coisas para pensar, planejar e executar, principalmente quando o assunto é sobre a decoração do quarto da criança. Pensando nisso, separamos 4 dicas poderosas que irão te ajudar muito na decoração infantil:

  • Opte por cores claras e alegres;
  • Invista em uma boa iluminação;
  • Deixe uma parte livre para a criança circular e brincar. Às vezes, muitos móveis podem poluir o ambiente e atrapalham o desenvolvimento do seu pequeno. Portanto, cuidado com exageros;
  • Lembre-se de comprar baús para guardar os brinquedos.

Com boas dicas e organização, você conseguirá deixar o quarto do seu pequeno do jeito que sempre sonhou!

Invista em papéis de parede

O papel de parede infantil é um dos principais investimentos para o quarto da criança, deixando o ambiente ainda mais alegre, bonito e com um toque de ludicidade. Cada vez mais as pessoas têm procurado deixar o quarto infantil menos convencional, e os papéis de parede são uma ótima saída!

Dica: Invista em papel de parede em vinílico, pois são resistentes à água, facilitando na limpeza e durando por mais tempo.

Use prateleiras

As prateleiras são uma ótima alternativa para quartos pequenos, pois otimizam o espaço e deixam, consequentemente, mais espaços livres para a criança circular e brincar.

Além disso, as prateleiras também servem para organizar o ambiente e, quando colocadas na altura da criança, também funcionam como uma forma de incluir o pequeno na organização dos seus brinquedos.

Decore com brinquedos

Muitas pessoas veem os brinquedos como itens que irão desorganizar o quarto infantil, afinal, as crianças estão sempre brincando e muitos brinquedos ficam espalhados. Porém, você pode usar isso a seu favor!

Use os brinquedos como itens decorativos! Coloque-os em lugares estratégicos para decorar e ensine o seu pequeno a colocá-los de volta em seu lugar após brincar. Utilize prateleiras e nichos para te ajudar nessa missão!

Decore com móveis funcionais

Se você busca praticidade na hora de decorar o quartinho do seu pequeno, decore com móveis funcionais. Certamente eles te ajudarão a promover mais conforto e segurança à criança, além de otimizar o espaço. Os móveis modulados são um ótimo exemplo de móveis funcionais para você investir!

Aprendendo a decorar com o papel de parede

O papel de parede infantil é um dos itens mais sugeridos para decorar o quarto. Existem muitas opções para explorar os papéis de parede. Por isso, separamos algumas dicas para aprender a decorar com papel de parede:

  • Procure por temas divertidos;
  • Opte por papéis de parede com cores vivas;
  • Invista em papéis de parede de resistentes à água;
  • Caso o quarto seja compartilhado por sexos diferentes, opte por temas neutros.

Na última opção, é importante que procure colocar papéis de parede com temas mais neutros, de forma que os dois gostem. Exemplos: personagem de desenho ou figuras geométricas.

Lembre-se: os papéis de parede são muito práticos. Caso queira trocar, basta retirar e preparar a parede para colocar outro da sua preferência.

Importância de criar uma decoração lúdica para as crianças

Criar um ambiente lúdico é muito importante para a criança, pois estimula sua criatividade, imaginação e torna o lugar mais leve para que ela cresça se desenvolvendo em todas as áreas: sociais, físicas e até mesmo intelectuais.

E você pode implementar essa decoração lúdica por meio de adesivo ou papel de parede, assim deixa a decoração mais bonita e interativa, ao utilizar no quartinhos adesivo de parede.

Além disso, sem dúvidas, crescer em um ambiente lúdico deixará lindas memórias de sua infância! Por isso, procure por uma loja especializada em decoração infantil como a quartinhos, e escolha o papel de parede que mais agrada o seu pequeno.