O escritório pequeno, seja em casa ou em ambientes comerciais, já é uma realidade na vida de boa parte dos brasileiros. Afinal, os imóveis estão cada vez menores e os cômodos precisam se ajustar a essa nova realidade, principalmente após a pandemia do COVID-19 e a maior adoção pelo trabalho remoto por parte das empresas. Sendo assim, sabemos que nem todo mundo pode comprar ou alugar um espaço maior com a imobiliária. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento para saber como aproveitar os espaços de maneira inteligente.

Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te dar algumas dicas de decoração para escritório pequeno, seja em casa ou não. Vamos lá?

Entenda suas necessidades

Decoração de escritório pequeno: como fazer?
Foto de Antonio Borriello

O primeiro passo é entender como será usado seu escritório. Por mais simples que isso pareça, muitas pessoas se baseiam em projetos prontos na internet e acabam montando um escritório que, na verdade, não está adequado ao seu dia a dia e demandas. Sendo assim, para quem costuma trabalhar com muitos documentos, é importante ter um armário dedicado a eles. Mas, se não for o caso, esse móvel pode ser mais simples ou até mesmo não existir.

Crie o projeto

Em seguida, é hora de colocar sua criatividade para funcionar, pensando em como será a disposição dos móveis, seu dia a dia, tarefas realizadas no ambiente, etc. Com isso, você será capaz de entender se o espaço realmente comporta o que você planeja realizar ou se será necessário realizar algumas adaptações. Por exemplo, se você for nutricionista, é importante planejar um espaço para tirar as medidas e fazer a avaliação física do paciente.

Estipule o orçamento

Vale lembrar ainda que, mesmo sendo um escritório pequeno, isso não significa que não terá gastos. Portanto, não deixe de estipular um valor máximo para investir na decoração do ambiente, considerando possíveis imprevistos. Dessa forma, você evita extrapolar com itens desnecessários, além de ter um maior controle financeiro sobre seus gastos.

Conte com a ajuda de especialistas

Vale lembrar ainda que, se você não tem tempo ou conhecimento sobre o assunto, o ideal é contar com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Afinal, eles têm maior conhecimento e experiência sobre o assunto, podendo encontrar soluções mais simples e otimizadas, garantindo economia de espaço, dinheiro, além de um ambiente mais agradável e funcional. Portanto, a contratação desses profissionais deve ser vista como um investimento em bem-estar e produtividade.

Priorize os itens certos

É importante lembrar que, de nada adianta você ter quadros bonitos e outros objetos decorativos, se a cadeira e a mesa do escritório não são confortáveis. Sendo assim, destine uma parte do orçamento para adquirir peças de qualidade, pois assim você garante maior conforto e, consequentemente, foco e produtividade em seu dia a dia. Mas, lembre-se de tirar as medidas, a fim de garantir que esses itens irão se encaixar no escritório pequeno.

Aproveite o espaço das paredes

Outra dica muito importante para esse tipo de ambiente é que as paredes podem ser muito bem aproveitadas, garantindo um espaço mais harmônico e leve. Para isso, prefira utilizar prateleiras e estantes, em vez de móveis na horizontal. Nelas você poderá incluir objetos decorativos, livros, plantas e outros itens que combine com seu escritório. Mas, lembre-se que, se você não utilizar muita coisa no dia a dia, elas não serão necessárias.

Menos é mais

Quando falamos em espaços pequenos, é importante ter em mente que menos é mais. Isso porque, se você incluir muitos objetos decorativos, o escritório irá parecer bagunçado, em vez de bonito. Portanto, priorize o que realmente utiliza no dia a dia e coloque apenas alguns objetos decorativos e discretos.

Mantenha a organização

Um espaço pequeno exige ainda mais organização, visto que qualquer coisa fora do lugar já causa sensação de bagunça. Portanto, sempre ao final do expediente, dê uma geral no ambiente, jogando papeis fora guardando documentos e se organizando para o dia seguinte. Com isso, você evita perder tempo procurando algo importante ou com a limpeza do escritório.

Não misture as coisas

Por fim, mas não menos importante, evite misturar as funções dos ambientes. Ou seja, não faça suas refeições no escritório e evite deixar xícaras de café espalhadas pela mesa. Dessa forma, você garante um escritório muito mais harmônico, sofisticado e leve, sendo mais fácil de limpar e usar no dia a dia.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz decorar seu escritório pequeno de forma simples, mas eficiente. Mas, devemos lembrar que mais do que investir em uma boa decoração e projeto de design, a organização no dia a dia será primordial. Afinal, por ser um ambiente pequeno, qualquer coisa deixada fora do lugar irá impactar o visual do ambiente. Portanto, lembre-se que a organização também contribui para a decoração e sua produtividade no dia a dia.