O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano. Afinal, além de anteceder a chegada de uma nova fase, também é o momento em que as famílias se reúnem, trocam presentes e, de certa forma, esquecem dos problemas. Sendo assim, a decoração natalina é uma ótima pedida para quem quer deixar a casa mais aconchegante para esses momentos, principalmente se você acabou de comprar um imóvel na imobiliária.

No entanto, sabemos que esse processo pode dar um pouco de trabalho, o que não agrada a todo mundo. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar a importância da decoração de Natal e dar algumas dicas para seu novo lar.

Por que fazer a decoração natalina?

Por que fazer a decoração de Natal é importante?
Foto de Jonathan Borba

Em resumo, decorar a casa para o Natal pode contribuir positivamente para a alteração de humor no dia a dia. Isso porque, por meio dela é possível criar uma mudança neurológica que pode produzir felicidade. Inclusive, qualquer coisa que nos tira da rotina habitual, mexe com os nossos sentidos, que medem se a alteração é agradável ou não. Essas informações foram passadas por uma psicóloga americana.

Segundo ela, a decoração de Natal tende a aumentar os níveis de dopamina, um hormônio associado ao bem-estar. Da mesma forma, questões ligadas à cromoterapia e o fator nostálgico estão entre os possíveis motivos para que isso aconteça. Isso porque, as luzes brilhantes e as cores que vemos na decoração podem aumentar os níveis de energia, aumentando assim, a felicidade. Além disso, para boa parte das pessoas, o Natal é um momento mágico, que resgata memórias da infância, com inocência e alegria.

Outro ponto muito interessante da decoração natalina está relacionado aos vizinhos. Isso porque, para muitas pessoas que estudam sobre o assunto, as pessoas têm a percepção de que as pessoas que moram em casas decoradas no Natal são mais sociáveis.

Portanto, são poucas as datas comemorativas que têm a simbologia tão valorizada e rica como no Natal. Nesse sentido, é hora de colocar a criatividade para funcionar e começar a decorar seu novo lar.

Dicas para a decoração de Natal

Agora que você entendeu como a decoração de Natal impacta nossos sentimentos e percepções, sabe que a chamada “Magia de Natal” realmente existe, certo? Então, não há nada melhor do que decorar seu novo lar para essa época tão esperada. Vamos lá?

Guirlandas

Na porta de entrada, nada melhor do que a tradicional guirlanda natalina, certo? Afinal, ela deixa o hall ainda mais aconchegante e com um toque muito mais receptivos aos convidados. Uma boa dica, portanto, é dar um toque original e pessoal, como alguns ramos de alecrim, rosa mosqueta, pinhas ou abeto. Mas, para utilizar esses materiais naturais, é importante confirmar que eles estão limpos e secos/

Área externa

A área externa de uma casa também pode ser decorada com enfeites de Natal, principalmente se tiver árvores no jardim e um espaço para para passar a ceia em família. Aqui, você pode aproveitar os pisca-pisca para iluminar as plantas, assim como a própria casa, utilizando as luzes como contorno, seja no telhado, nas janelas, etc.

Árvore de natal

Com certeza a árvore de Natal é o principal símbolo dessa época e você deve caprichar em sua montagem. A boa notícia é que existem os mais variados modelos, como as tradicionais verdes, imitando um pinheiro e decorada com efeitos vermelho e dourado. Mas, se quiser, também pode optar por outras alternativas, como pinheiros cheios de neve, além de outras cores de decoração, como azul e prata, por exemplo.

Iluminação

As luzes com certeza irão transformar os ambientes da casa e você pode abusar dos pisca-piscas. Afinal, eles podem ser colocados não apenas na árvore de natal, mas como falamos, no contorno de janelas, na lareira, nas portas, entre muitos outros lugares. Mas, lembre-se de priorizar as lâmpadas amarelas, pois são mais confortáveis e sofisticadas.

Enfeites

Não deixe de incluir enfeites de Natal espalhados pela sala, cozinha, quartos, etc. O ideal é que as cores combinem com as que foram utilizadas para decorar a árvore de Natal, a fim de garantir harmonia. Mas, além de comprar modelos prontos, você também pode fazer os seus, com materiais naturais, recicláveis e muita criatividade, é claro.

Varanda do apartamento

Por fim, se você mora em apartamento, a varanda ou sacada é um ótimo ambiente para receber a decoração de natal. Além do pisca-pisca, você pode aproveitar para colocar uma pequena árvore de Natal, assim como enfeites e outros itens tradicionais da época. O importante é trazer o espírito natalino para o ambiente, independente do tamanho.

Então, agora que você entende como a decoração de Natal pode impactar seus dias positivamente, já pode colocar em prática nossas dicas e começar a decorar sua casa. Temos certeza que a magia do Natal irá melhorar suas tarefas e deixar a rotina mais leve.