O porcelanato grande tornou-se uma tendência no mundo da arquitetura e decoração, sendo muito utilizado em ambientes sofisticados e elegantes. Inclusive, muitas pessoas que encontram o apartamento dos sonhos na imobiliária, preferem realizar a troca de piso, a fim de garantir os benefícios desse modelo.

No entanto, essa opção é relativamente nova no mercado e muitas pessoas ainda não conhecem suas vantagens e formas de utilizá-lo. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é o porcelanato grande e como utilizá-lo em sua decoração. Vamos lá?

O que é o porcelanato grande?

Como usar porcelanatos grandes na decoração?
Foto de Houzlook

Em resumo, os porcelanatos de grandes formatos são peças com medidas mais amplas e que estão disponíveis em diferentes estampas, texturas e tamanhos, variando desde 80×80 cm até 300×100 cm. Justamente por essa grande variedade de opções, é possível aproveitar infinitas possibilidades, garantindo aplicações uniformes e mais elegantes, permitindo o trânsito livre do chão às paredes, passando até mesmo pela bancada da cozinha. Inclusive, o porcelanato é capaz de replicar elementos de madeira, pedras e mármore, sendo bastante versátil e encaixando-se e, diferentes estilos de decoração.

Vale lembrar que com os grandes formatos, o desenho das peças chama mais atenção, sendo possível reduzir a junção entre elas. Como consequência, o visual será mais leve e clean, promovendo sensação de amplitude nos ambientes em que for instalado.

Qual a diferença entre o porcelanato grande e os demais modelos?

Assim como os modelos comuns, os porcelanatos grandes replicam a beleza de elementos diversos como madeira, mármore e pedras. No entanto, o que o difere dos outros tipos, além do tamanho, é o aspecto uniforme promovido pelas placas. Afinal, o espaçamento entre as peças e menor, promovendo sensação de amplitude, como falamos anteriormente, além de continuidade e elegância.

Sendo assim, para ambientes que exigem maior cuidado estético com as emendas, os porcelanatos de grandes formatos são sua melhor escolha.

Quais as vantagens do porcelanato grande?

Quando falamos em porcelanato grande, é comum surgir algumas dúvidas sobre ele, principalmente se vale a pena o investimento, visto que é mais caro que os modelos tradicionais. Contudo, ele promove diversas vantagens aos compradores e usuários, sendo que uma das principais é o valor estético, visto que ele valoriza os ambientes, oferecendo maior sofisticação para o decór.

Como falamos, sua instalação exige menor quantidade de rejunte e, justamente por isso, a junção das placas de porcelanato grande oferecem sensação de amplitude ao cômodo, fazendo com que ele pareça maior do que realmente é.

Não podemos deixar de falar também sobre a resistência dessas placas de porcelanato maiores, permitindo que esse tipo de estrutura seja usado tanto em ambientes internos, como nas áreas externas, mesmo recebendo grande movimento de pessoas.

Por fim, mas não menos importante, o porcelanato grande é bem simples de limpar, bastando utilizar um pano úmido com sabão neutro.

Onde e como utilizar o porcelanato grande?

Assim como citamos acima, o porcelanato grande pode ser instalado tanto em ambientes internos, como na sala de jantar, estar, quartos e cozinha, quanto em áreas externas, como no terraço, área de piscina e até mesmo em espaços comerciais e escritórios. Contudo, existem diferentes tipos de acabamento e cada um deles é mais recomendado para determinado espaço que pretende realizar a instalação.

Sendo assim, confira abaixo as indicações de uso dos diferentes tipos de porcelanato grande:

  • Porcelanato grande natural: esse porcelanato é um dos mais resistentes do mercado, além de ser pouco escorregadio, promovendo maior segurança no dia a dia. Sendo assim, o porcelanato grande natural é mais indicado para ambientes molhados, como banheiros, dentro e fora do box, lavanderias, sacadas e outras áreas externas.
  • Porcelanato grande polido: já o porcelanato grande polido é conhecido por ter uma superfície mais lisa, visto que, como o próprio nome sugere, passou pelo processo de polimento. Como consequência, ele é um pouco mais escorregadio. Nesse sentido, o ideal é optar pelo seu uso em outros ambientes, como sala de estar, sala de jantar, quartos e outras áreas secas.
  • Porcelanato grande externo: por fim, esse tipo apresenta alta resistência em relação ao desgaste físico e químico, além de baixa absorção de água. Sendo assim, seu uso é mais indicado para decks, garagens, pátios, piscinas e outros ambientes que estão em contato direto com a água.

Então, agora que você sabe onde utilizar o porcelanato grande em sua casa ou apartamento, já pode colocar em prática as dicas do post de hoje. Mas, lembre-se que é muito importante ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de profissionais especializados. Isso porque, a reforma não é algo simples, exigindo conhecimentos técnicos, além de paciência, a fim de garantir o melhor resultado.

Portanto, se você é leigo no assunto ou não tem tempo, contratar um arquiteto ou engenheiro é o melhor investimento para sua obra. Como consequência você terá ambientes bonitos, sofisticados, confortáveis e funcionais.