O compensador de bomba hidráulica é um dispositivo que é instalado entre um circuito hidráulico primário e o ponto de distribuição para vários circuitos secundários, cada um equipado com sua própria bomba de distribuição.

Fabricado em aço inox, essencial para garantir o correto funcionamento ao longo do tempo, o compensador hidráulico permite ao utilizador gerir diferentes necessidades de calor (cada uma com um utilizador ou uma bomba de distribuição), que podem não corresponder à geração de calor geral do sistema.

Sem o compensador hidráulico, pode acontecer que vários circuitos secundários sejam alimentados a partir do mesmo tubo.

Se todos forem acionados ao mesmo tempo, a pressão será dividida igualmente entre os vários usuários, enquanto que se apenas um circuito secundário não estiver ativo, sem o compensador hidráulico nos outros você experimentará um aumento repentino de pressão.

Leia com a gente e entenda melhor como funciona um compensador de bomba hidráulica. Vamos lá!

Compensador de bomba hidráulica: para que serve?

Compensador de bomba hidráulica: definição, funcionamento e 6 vantagens!
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Basicamente, o compensador de bomba hidráulica permite tornar diferentes sistemas equilibrados e eficientes, que se tornam independentes, mesmo que, de fato, estejam conectados entre si em série e façam parte de um único grande sistema.

Portanto, o compensador hidráulico pode simplesmente garantir a independência dos circuitos ou limitar a criação de bolhas de ventilação.

O compensador hidráulico é utilizado principalmente em sistemas de aquecimento aos quais estão ligados vários circuitos secundários ou utentes, que são alimentados por um único fornecimento de água quente, cada um com a sua própria bomba de circulação.

A utilização de um compensador de bomba hidráulica permite tornar as várias utilidades independentes e satisfazer autonomamente as suas necessidades específicas de temperatura, sem influenciar ou perturbar os circuitos restantes.

O compensador hidráulico, também chamado de “separador hidráulico”, tem, portanto, a vantagem de otimizar o funcionamento do sistema como um todo, que desperdiçaria energia inutilmente ao enviá-la a usuários que não a necessitam (ou pelo menos não no nível máximo).

Se for instalado entre o sistema principal e os usuários, também desempenha a função de seccionador hidráulico, impedindo o retorno da água quando a pressão diminui.

Este dispositivo também pode desempenhar a função de separador de sujeira, ou seja, separar quaisquer resíduos de impurezas que possam se depositar abaixo, ou seja, desafogar o excesso de ar presente no interior do sistema.

Como funciona um compensador de bomba hidráulica?

O funcionamento do compensador de bomba hidráulica é muito simples: em suma, é um recipiente cilíndrico geralmente disposto verticalmente, ao longo do qual são colocados vários bicos de entrada e saída, desde o sistema principal até o secundário e vice-versa.

O compensador de bomba hidráulica entra em funcionamento quando as vazões no circuito primário e nos secundários têm vazões diferentes, direcionando uma parte da vazão maior para a outra vazão, de modo a equilibrá-las.

Desta forma, cada bomba de distribuição do circuito secundário se torna independente do acionamento das demais, evitando o fenômeno da cavitação (fenômeno físico de vaporização de um líquido e que consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante seu movimento).

6 vantagens do compensador hidráulico

O compensador hidráulico é um produto muito difundido e utilizado pelas seguintes razões:

  1. É um sistema que permite reduzir ao mínimo as perdas e desperdícios de energia (até porque é feito de material sólido, resistente aos agentes atmosféricos e bem isolado);
  2. Permite tornar diferentes sistemas independentes uns dos outros, por exemplo de um único edifício, que na realidade estão todos ligados a um único circuito, portanto equilibrado;
  3. Permite o funcionamento regular dos sistemas secundários, assegurando a cada utilizador a necessidade hidráulica necessária, com a temperatura pretendida;
  4. É muito simples e rápido de conectar, embora seja sempre bom contar com pessoal especializado. A mão de obra, portanto, será mínima.
  5. Tem baixo custo, se considerarmos o alto desempenho;
  6. Permite a evacuação do ar e a descarga das impurezas presentes no sistema.

Este foi o nosso guia sobre o funcionamento de um compensador de bomba hidráulica. Esperamos que nossa matéria tenha sido útil para você. Caso ainda tenha perguntas para realizar, comente abaixo que responderemos. Até a próxima!